Centro de Estudos do Lazer e Recreação
L I C E R E  /  C E L A R

INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES



1. Política Editorial

Licere é um periódico especificamente dedicado a discutir a temática Lazer, em suas múltiplas dimensões e a partir de uma ótica multidisciplinar. Foi lançado com dois intuitos básicos: a) preencher uma lacuna na área, uma vez que não existiam, em nosso País, publicações periódicas dedicadas exclusivamente ao assunto; b) contribuir para o avanço das discussões ao dar visibilidade à crescente produção acadêmica (seja eminentemente teórica, fruto de discussões conceituais e pesquisas realizadas; ou resultado de reflexões entabuladas a partir de experiências de intervenção), reflexo do aumento do número de teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias de especialização e graduação, assim como da ação de grupos de pesquisas organizados.

Assim, a revista Licere busca alcançar dois objetivos básicos: a) registrar, difundir e compartilhar publicamente o conhecimento construído na área do Lazer; b) contribuir com o avanço qualitativo dos estudos e experiências desenvolvidas.


2. Envio de colaborações

Licere é uma revista editada pelo Centro de Estudos do Lazer/Universidade Federal de Minas Gerais, de periodicidade semestral, sem fins lucrativos. Está aberta para receber contribuições de profissionais das mais diferentes áreas de atuação e formação, desde que tenham o intuito de contribuir para o avançar da discussão sobre o Lazer em nosso contexto.

O periódico somente aceita artigos originais (sejam ensaios, resultados de pesquisa ou reflexões teóricas sobre projetos de intervenção) que não tenham sido enviados a outro periódico (condição para sua aceitação), redigidos em português, inglês ou espanhol.

Os artigos encaminhados para publicação devem ser digitados em editor de texto word for windows (para PC) 6.0 ou superior, fonte Times New Roman, tamanho 12, respeitando o tamanho máximo de 35 mil caracteres (sem contar o resumo e o abstract). Devem ser acompanhados de um resumo em português (excetuando-se os artigos em inglês e espanhol) e um abstract em inglês, cada um deles com 3 palavras-chave e respeitando o limite máximo de 790 caracteres (contando os espaços). O texto deve ser enviado em versão impressa em papel A4 e em disquete 3 1/2 .

O artigo deverá ser apresentado considerando a seguinte ordenação: a) título do trabalho, centralizado, na primeira linha da folha inicial; b) Logo abaixo nome(s) do(s) autores(s), centralizado; c) logo abaixo afiliação institucional, cidade e país do(s) autores), centralizado; d) em nota de rodapé, deve-se inserir, se for o caso, maiores informações sobre o(s) autor(es); d) resumo em português (se for o caso) com palavras-chave: e) o artigo propriamente dito; f) referências bibliográficas; g) abstract em inglês, com título do trabalho e palavras-chave em inglês; e h) endereço para correspondência.

As referências bibliográficas devem ser apresentadas ao final do texto, ordenadas alfabeticamente pelo sobrenome do primeiro autor. A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

Solicitamos atenção para as observações abaixo:

* Nas referências bibliográficas de até três autores, todos poderão ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas referências com mais de três autores, citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al.

* Formato das Referências:

Livros (um autor)
AUTOR. Título: subtítulo. Edição. Local (cidade) de publicação: editora, data. Número de páginas ou volumes. (Nome e número da série).

Capítulos de livros
AUTOR(ES) DO CAPÍTULO. Título do Capítulo. In: AUTOR DO LIVRO. Título: subtítulo do livro. Edição. Local (cidade) de publicação: Editora, data. Volume, capítulo, páginas inicial-final da parte.

Artigos de periódicos (com mais de três autores)
AUTORES DO ARTIGO. Título do capítulo. Título da Revista, Local (cidade) de publicação, volume, número, páginas inicial-final do artigo, ano.

Teses
AUTOR. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas. (Categoria e área de concentração) - Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade, ano da defesa.

Artigo de periódico (formato eletrônico)
AUTOR (ES). Título: subtítulo. Título do periódico, Local (cidade) de publicação, volume, número, páginas inicial-final do artigo, mês ano. Disponível em:<endereço eletrônico> Acesso em: dia mês e ano (para documentos on-line).

Livro em formato eletrônico
AUTOR(ES). Título: subtítulo. Edição. Local (cidade) de publicação. Descrição física do meio eletrônico (disquete, CD-ROM etc) ou Disponível em: <endereço eletrônico> Acesso em dia mês e ano (para documentos on-line).

Artigo de jornal assinado
AUTOR. Título do artigo. Título do jornal, Local, dia, mês, ano. Número ou título do caderno, seção ou suplemento, páginas inicial-final.

Trabalho publicado em Anais de Congresso
AUTOR (ES). Título: subtítulo do trabalho. In: NOME DO EVENTO, NÚMERO DO EVENTO., ANO, Local. Tipo de publicação... (Anais, coletânea, caderno de resumos etc) Local: instituição organizadora, ano. Página inicia-final.

* Notas de rodapé: não incluir referências bibliográficas nas notas de rodapé. As notas devem ser digitadas em espaço simples, com fonte times new roman 10. As notas de rodapé devem ser utilizadas com parcimônia e desde que indispensável.

* Citações no texto: a identificação das referências no texto deve ser feita com a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), ano de publicação e paginação. Exemplo: (Gomes, 1995, p. 225). Se forem dois autores, citam-se ambos, separados por ponto e vírgula; se forem mais de três, cita-se o primeiro autor seguido da expressão et al.

Os interessados em colaborar enviando trabalho(s) para publicação, devem endereçá-lo(s) a:

Licere - Conselho Editorial
Centro de Estudos de Lazer e Recreação - CELAR
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil
E-mail: licere@eef.ufmg.br


3. Seções da revista

A revista possui duas seções fixas (publicadas em todos os números) e três sessões que são publicadas de acordo com a demanda e/ou decisão do Conselho Editorial:

* A seção "Artigos Temáticos" é um convite à discussão de determinados aspectos que possam contribuir com o entendimento de diferentes aspectos do Lazer. A cada número, uma tema é escolhido pelos editores, em conjunto com o Conselho Editorial, e divulgado com antecedência. Para essa seção somente são aceitos artigos ligados a temática do número. É uma seção fixa.

* A seção "Artigos" está aberta a contribuições de qualquer temática relacionada ao Lazer, em suas múltiplas dimensões, considerando a característica multidisciplinar do assunto. É uma seção fixa.

* A seção "Entrevistas" busca estimular o diálogo com pessoas de diferentes segmentos da comunidade (acadêmicos ou não), envolvidos com a discussão da temática Lazer. Os editores aceitam contribuições para essa seção, desde que um contato prévio seja estabelecido. É uma seção móvel, podendo ou não ser publicada.

* A seção "Tome Ciência!" publica resumos de monografias concluídas em cursos de Graduação e de pós-graduação. Os editores aceitam contribuições para essa seção, desde que um contato prévio seja estabelecido. É uma seção móvel, podendo ou não ser publicada.

* Na seção "Fique por Dentro", é aberto um espaço para a divulgação de eventos científicos e/ou artísticos (nacionais e internacionais), cursos, grupos de discussão, listas de discussão online, sites e todas iniciativas relacionadas ao Lazer. Os editores aceitam contribuições para essa seção, desde que um contato prévio seja estabelecido. É uma seção móvel, podendo ou não ser publicada.


4. Procedimentos de avaliação dos artigos enviados

Os artigos enviados serão submetidos a dois membros do Comitê Editorial (que constitui o corpo de pareceristas do periódico; o Conselho Editorial é responsável por assessorar os editores na condução da revista), para apreciação e emissão de parecer, observando-se o sistema de duplo-cego. Os artigos receberão um dos seguintes pareceres: a) aceito para publicação; b) recusado para publicação; c) reformulação. Caso um artigo receba um parecer "aceito para publicação" e outro "recusado" para publicação, será encaminhado a um terceiro parecerista para este defina a posição final. Caso receba um parecer "reformulação" e outro "recusado", ou dois "recusado", não será aceito para publicação". Caso receba um parecer "aceito para publicação" e "outro "reformulação", será encaminhado para que o autor providencie as alterações propostas. Caso receba dois "aceito", estará aprovado.

Para apreciação, os membros do Comitê Editorial consideraram os seguintes critérios: a) adequação às normas; consistência e coerência teórica; contribuição para os estudos do Lazer; originalidade.


5. Outras observações

* A revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas e informa que os conceitos, afirmações e opiniões contidas nos trabalhos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos Editores, Conselho Editorial ou Comitê Editorial.

* O envio do artigo para o periódico já se constitui em autorização para publicação, caso seja aprovado pelo Comitê Editorial.

* É de responsabilidade dos autores a revisão geral do texto, incluindo revisão ortográfica, gramatical e de normalização.

* Ao autor principal do artigo, serão fornecidos três exemplares da revista em que sua contribuição foi publicada.


Apoio:

Grupo de Pesquisa "Anima": Lazer, Animação Cultural e Estudos Culturais/UFRJ